O Módulo 2 do Curso Online de Cirurgia Vaginal aborda a Incontinência Urinária e o Prolapso Genital.
As cirurgias para tratamento da incontinência urinária de esforço passaram por uma verdadeira revolução com o advento dos slings sintéticos de uretra média sem tensão, inicialmente realizados por via retropúbica e depois por via transobturatória. Este último, mais acessível para o ginecologista por não precisar de cistoscopia, é explicado passo a passo, com dicas e macetes para otimizar seus resultados.
Em relação ao prolapso genital, é importante lembrar que como as pacientes são idosas e muitas vezes possuem co-morbidades, o colega deve se familiarizar tanto com os métodos de correção obliterativos, para as mulheres sem vida sexual ativa, como os reconstrutivos, para aquelas que desejam preservar a função sexual.
Ao contrário da histerectomia vaginal sem prolapso que vimos no módulo 1, não há receita de bolo para o tratamento cirúrgico do prolapso genital. Muitas vezes o cirurgião decide o que fazer no intra-operatório, já que os achados da sua dissecção cirúrgica nem sempre condizem com a avaliação clínica pré-operatória.
É importante deixar claro que as técnicas demonstradas neste módulo não são as únicas disponíveis para tratamento das distopias genitais, mas sim aquelas que eu utilizo no meu dia a dia devido à sua eficácia, baixa morbidade e reprodutibilidade. Um número expressivo de vídeos de cirurgias foi incluído neste módulo, demonstrando de maneira prática e objetiva os procedimentos que eu tenho utilizado com excelentes resultados, e familiarizando você com o tratamento de condições um pouco mais complexas, como por exemplo o prolapso de cúpula vaginal pós-histerectomia.
Depois de 25 anos tratando incontinência urinária e prolapso genital, eu “peneirei” pra você as cirurgias que a meu ver resolvem as patologias do assoalho pélvico do modo mais simples, seguro e eficaz. Boa sorte !
Currículo do Curso
Download dos Videos do Curso Incontinência Urinária e Prolapso Genital | 00:00:00 |
AVALIAÇÃO DO CURSO DE IU E PROLAPSO
SUPEROU AS MINHAS EXPECTATIVAS. EXCELENTE EXPOSIÇÃO DAS TÉCNICAS CIRÚRGICAS. FILMAGENS ÓTIMAS. MELHOREI MUITO NAS MINHAS ABORDAGENS AOS DIVERSOS PROBLEMAS DE ASSOALHO PÉLVICO. GRATIDÃO.
Olá Dr. Mario, desculpe a demora em responder.
As cirurgias de prolapso são muitas vezes desafiadoras, pois não existe uma receita única para todos os casos.
Obrigado pelos elogios, e estou à disposição no que eu puder ajudar.
Abraço,
Octacilio
CURSO INCONTINENCIA URINARIA E PROLAPSO GENITAL
CURSO COMPLETO, DR OTACILIO COMO SEMPRE, SUPEROU MINHAS EXPECTATIVAS, MUITOS VIDEOS DE CIRURGIAS QUE POR VEZES, MUITO COMPLEXAS E DIFICEIS E VARIAS FORMAS DE ABORDAGEM COM TEMPOS CIRURGICOS DIFERENCIADOS PARA CADA DIFICULDADE ENCONTRADA . DE UM MODO GERAL QUERO PARABENIZA-LO PELA INICIATIVA , JBEM COMO SUA EQUIPE E JÁ ESTOU SEPARANDO AS MINHAS PACIENTES PARA INICIAR A CORREÇÃO DAS DISTOPIAS GENITAIS POIS, APOS O CURSO JA ME SINTO SEGURA PARA INICIAR MINHAS ATIVIDADES .
Muito obrigado Dra. Glaucea. Como em tudo na vida, existe uma progressão natural no grau de dificuldade dos procedimentos que o cirurgião deve abordar. Mas a meu ver a via vaginal é infinitamente mais fácil, segura e acessível que as alternativas disponíveis atualmente, como a sacrocolpopexia laparoscópica e/ou robótica. Te desejo boa sorte ! Estou à sua disposição.